Pós-graduação EAD

Como funciona o TCC na Pós-Graduação EAD?

TCC e pós-graduação. Essa dupla pode causar muitas dúvidas em quem está pensando em investir em uma especialização.

E se você está se perguntando se o Trabalho de Conclusão de Curso é uma obrigatoriedade da pós EAD, fique tranquilo! Neste artigo, explicaremos mais sobre a resolução do MEC que torna a entrega optativa em alguns cursos e como isso impacta no reconhecimento do certificado. Vamos lá?

Continue a leitura para saber em quais cursos o TCC é necessário.

Para que serve o TCC ( Trabalho de Conclusão de Curso)?

O TCC é um trabalho acadêmico que pode ser elaborado em grupo ou individualmente. É apresentado no último semestre do curso e está diretamente relacionado ao recebimento do certificado de conclusão. Geralmente é motivo de preocupação e necessita intensa dedicação dos alunos.

No entanto, resolução do Ministério da Educação (MEC), estabelece que a apresentação do TCC não é obrigatória para concluir a pós-graduação.

A decisão segue a Resolução n° 1 de 06/04/2018 do CNE/MEC, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização. E se você ficar com alguma dúvida, a equipe da UNG/UNIVERITAS pode te ajudar a compreender toda a dinâmica.

Portaria do MEC dispensa o TCC na pós-graduação

Em síntese, a Portaria do MEC dispensa o TCC na pós-graduação, mas o aluno pode optar por sua elaboração.

A UNG/Univeritas oferece suporte para os alunos que desejam fazer TCC. O principal objetivo do trabalho é demonstrar, por meio de uma pesquisa em texto acadêmico, o que foi aprendido ao longo do período estudado.

Porém, para obter um certificado de pós-graduação, os alunos podem se focar ainda mais no aprendizado e não têm mais a obrigatoriedade de apresentar o documento, dedicando mais tempo ao estudo.

Amparado pela nova resolução do MEC, os cursos de pós-graduação que dispensam o TCC, reforçam o tempo dedicado à capacitação em aprofundar o conhecimento. Interessante, não é?

Cursos sem TCC também são reconhecidos

Dessa forma, mesmo sem a obrigatoriedade do TCC, é possível concluir um curso com qualidade, com ótimo custo-benefício e que valoriza a autonomia do estudante. E o melhor: em um ambiente virtual de aprendizagem com excelência e suporte constante.

Como se formar sem apresentar o TCC?

Na Pós-graduação EAD UNG/UNIVERITAS, além de um curso reconhecido é possível garantir um certificado exatamente como no curso presencial, mesmo sem entrega do TCC.

Ou seja, a pós-graduação EAD sem TCC é perfeitamente possível e recomendada. Foi feita para você, que quer ainda mais tempo para se dedicar aos estudos, sem complicação.

Principalmente porque a alteração nas regras do Ministério da Educação não muda as exigências de qualidade na aplicação do curso. Pelo contrário, na UNG/UNIVERITAS, todas as modalidades estão voltadas para aperfeiçoar o conhecimento do aluno de forma bastante efetiva.

Além disso, o certificado da pós-graduação escolhida, quando a entrega do TCC não é obrigatória, tem igual validade daqueles que exigem o trabalho de conclusão.

Para quem deseja participar de editais de concursos públicos que exigem a entrega do TCC para validação do título, recomendamos conversar com os tutores da UNG/Univeritas e contar com a ajuda deles para a elaboração do seu trabalho.

Vantagens da não obrigatoriedade do TCC

As vantagens em não apresentar um TCC podem ser avaliadas justamente em relação ao tempo de pesquisa que a elaboração do trabalho necessita. Vamos conhecer algumas?

  • O período que não será utilizado para elaborar o documento acadêmico, pode ser voltado ao aperfeiçoamento do estudo e a capacitação dos alunos;
  • Mais tempo para aprender e tirar dúvidas com o a equipe de professores;
  • Dedicação exclusiva ao ensino e não à conclusão do trabalho;
  • O certificado da pós-graduação EAD tem validade igual à presencial, independente da exigência do TCC.

Qual o objetivo do TCC?

O objetivo de um TCC é avaliar o conhecimento do aluno, proporcionar experiência e entender as dificuldades de conteúdo que o aluno porventura tenha ao longo da conclusão do trabalho. E isso pode ser realizado de diversas formas.

A gente te explica: mesmo com a nova resolução do MEC, esse processo é levado em conta, sem a obrigatoriedade da entrega do TCC.

É importante salientar, por exemplo,  que a não obrigatoriedade do trabalho, significa mais tempo para o aluno aprender, além de mais praticidade e flexibilidade.

Pós-graduação EAD sem TCC

Independentemente do curso escolhido, os professores da UNG/UNIVERITAS estão à disposição para sanar todas as dúvidas dos alunos.

A UNG/UNIVERITAS oferece diversos cursos de pós-graduação sem obrigatoriedade da entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Todos reconhecidos pelo Ministério da Educação.  Isso significa mais tempo e flexibilidade para estudar e se desenvolver.

Não perca tempo! Matricule-se na pós-graduação na UNG/UNIVERITAS e invista no seu conhecimento pessoal e profissional. Invista no seu futuro!


Leia também: