UNIVERITAS

O que é Saúde 4.0 e quais os impactos para os profissionais da área?

O mundo está em constante evolução e as áreas de saúde acompanham essas mudanças. Atualmente é impossível falar em saúde sem falar em tecnologia, por exemplo. As duas áreas sofreram alterações ao longo dos anos e precisaram se adaptar aos novos tempos.

É importante ressaltar que o conceito de Saúde 4.0 tem uma intrínseca ligação com a revolução industrial no mundo. O termo se refere à integração da tecnologia com as ciências da saúde e a consequente utilização de mecanismos automatizados, softwares de gestão, logísticas e outras ferramentas tecnológicas essenciais para a promoção e recuperação da saúde.

Continue a leitura para saber mais sobre a Saúde 4.0 e como ela já faz parte do mundo atual.

O que é Saúde 4.0?

Saúde 4.0 é um conceito que, como o nome indica, está relacionado à Indústria 4.0. Dessa forma, o termo significa a inovação promovida pela integração das duas áreas: tecnologia e saúde. Essa revolução da área de saúde envolve toda a estrutura e adaptação necessária para processos inteligentes e automatizados.

Portanto, o conceito de indústria 4.0 é aplicado na área da saúde e no processo de automatização clínica de tarefas, que antes eram executadas de forma manual.

Ao utilizar esse conjunto de inovações, como softwares de gestão, sistemas internos, computação em nuvem, para dar alguns exemplos, é possível oferecer ainda mais recursos para os profissionais do ramo e para os pacientes.

O objetivo é sempre promover a saúde e melhorar o conforto e bem-estar da população.

Quais os impactos da Saúde 4.0 para os profissionais da área?

A revolução na área promovida pelo Saúde 4.0 tem amplo impacto para os profissionais. Eles precisam estar em constante aprendizado para aliar a tecnologia e a preservação da saúde.

Todavia, a Saúde 4.0 tem como princípio prevenir o surgimento de enfermidades, a partir de investimentos em novas tecnologias. Mas todo investimento depende também de capacitação. Ou seja, os profissionais precisam se preparar e estar aptos para acompanhar a mudança. Pois a automação também depende da inteligência humana.

Veja alguns impactos da Saúde 4.0 para os profissionais:

Capacitação

O profissional de saúde precisa manter-se constantemente atualizado, com cursos inovadores. E não apenas em sua área de atuação, mas também em tecnologia.

A UNG/UNIVERITAS oferece diversas opções de pós-graduação online na área de saúde, atendendo às principais demandas do mercado. É a oportunidade perfeita para ficar em constante atualização e não perder oportunidades na carreira.

Investimentos

O profissional precisa acompanhar o investimento do setor e da sua área de atuação. Se a clínica, hospital ou estabelecimento de saúde que ele trabalha – ou deseja ingressar –investir em novos equipamentos e ferramentas tecnológicas, o profissional deve estar apto para entender e operar as novas funcionalidades.

A Saúde 4.0 une tecnologia e investimentos, mas os recursos técnicos só conseguem ser bem aproveitados quando aliados aos recursos humanos.

Automação, sem perder contato humano

Nós já sabemos que a automação é a grande transformação da Saúde 4.0, mas como colocar isso em prática sem comprometer a relação com o paciente?

Esse é um dos grandes desafios do profissional de Saúde 4.0, pois a transformação digital deve levar em conta a melhoria da qualidade de vida do paciente, sem perder o contato humano.

Como se preparar para a Saúde 4.0?

Para promover a integração entre a saúde e a tecnologia, os profissionais precisam estabelecer metas e encontrar soluções. Buscar cursos de capacitação é fundamental para manter-se atualizado.

Essa visão estratégica, bem como levar em conta a importância do atendimento humanizado e individualizado ajudam na preparação para o presente e para o futuro. E sobretudo, é preciso levar em conta que a transformação digital muda processos e organogramas.

Assim, as próprias funções do profissional se transformam com a Saúde 4.0.  E para acompanhar essas mudanças é preciso investir em formação e conhecimento. Primordialmente, é necessário dominar a tecnologia, mas ter uma visão que vá além dela.

A UNG/UNIVERITAS oferece diversos cursos relacionados à saúde 4.0. Confira alguns deles:

Confira outros cursos de especialização online na área de saúde oferecidos pela instituição. A UNG/Univeritas é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e conta com professores renomados em seu mercado de atuação. Não deixe de escolher uma especialização na área, pois há muitas vantagens em iniciar uma pós-graduação EAD em 2021, como:

  • Flexibilidade de horário;
  • Praticidade para acessar os conteúdos online;
  • Organização e motivação para estudar com a Tutoria Online e Tutor Guardião;
  • Custo-benefício para investir no conhecimento e desenvolvimento de carreira e muito mais!

A transformação digital está acontecendo agora. Não fique de fora desse movimento! Matricule-se em um dos cursos de Pós-graduação online da UNG/UNIVERITAS e se prepare para a saúde 4.0.


Leia também: